Você está cuidando direito da higiene bucal do seu cachorro? Da mesma forma como você dá banho e faz questão de escovar o pelo do cão regularmente, escovar os dentes dele é tão importante quanto esses outros hábitos. Os animais também podem ter problemas como gengivite e chegar até a perder os dentes, por isso, você deve mantê-los saudáveis.
O primeiro passo é comprar escovas de dente e cremes dentais que sejam específicos para os cachorros. Esses produtos são vendidos nos pet shops, não será nada difícil encontrá-los! Mas só comprar não é o suficiente, você precisa escovar os dentes do cachorro uma vez ao dia, portanto, tire um tempo para fazer isso, pois, dependendo do animal, você deverá ser paciente! Caso não seja possível fazer a escovação todos os dias, determine alguma outra frequência, mas é necessário escovar pelo menos uma vez por semana.
A melhor coisa é criar o hábito de escovar os dentes do cão desde filhote, desde o primeiro dia em que ele estiver no seu convívio. Assim, ele vai se acostumar desde cedo e logo não vai mais “reclamar” quando for a hora da escovação.
Assim como escovar os dentes do pet, também é importante escolher sempre as rações de mais qualidade e dar a ele os brinquedos que evitem o acúmulo de comida no meio dos dentes. Sabe aqueles ossinhos? Além de manterem o animal entretido, também ajudam na limpeza bucal, vale à pena ter alguns!
Talvez você não saiba, mas existem dentistas especializados no atendimento de cachorros. Você deve levar o seu cão a um profissional como esse pelo menos uma vez por ano. Ele vai limpar o tártaro dos dentes, dizer se está tudo bem com a saúde bucal ou se há necessidade de fazer algum tratamento. Não espere desconfiar de algum problema, prevenir é sempre o melhor.
Preste atenção: o mau hálito do cachorro pode ser um sinal de que ele está com algum problema, portanto, se perceber isso, não deixe de levá-lo ao veterinário ou ao dentista de cães para fazer uma consulta.
Cuide bem dos dentes do seu amigo!
Comentários
Postar um comentário