AS PRINCIPAIS CAUSAS DA FALTA APETITE EM CÃES SÃO: ALTAS TEMPERATURAS AMBIENTAIS, SAUDADES, DORES DE DENTE E/OU GENGIVA E OUTRAS DOENÇAS.
Calor: assim como os humanos, os mascotes também sofrem com dias quentes e, junto com o calor, vem a diminuição do apetite. Se o seu cão apresenta falta de apetite em dias quentes, procure oferecer alimentos gelados e água fresca. Converse com seu veterinário de confiança e veja quais frutas geladas seu pet pode comer. Para cães saudáveis, uma fruta que faz grande sucesso é a melancia, desde que em pequenas quantidades. Outra forma de aliviá-los do calor é colocar pedras de gelo dentro do recipiente de água. Uma alternativa ainda mais saudável é oferecer água de coco gelada.
Saudades: sim, eles sofrem com a ausência de quem gostam. A primeira dica nesse caso é manter uma roupa com o seu cheiro ao alcance do pet. Isto reduz o sentimento de distanciamento. Procure dar mais atenção ao pet, reserve mais tempo para ele. Brinque mais, faça mais carinho, fique ao lado dele enquanto oferece o alimento. Assim você vai deixar bem claro que ele não está sozinho.
Dores: dores de dentes ou na gengiva também estão entre as causas mais comuns de perda de apetite em cachorros. Quando são filhotes, assim como crianças, sofrem com a erupção dos dentes e trocas dentárias. Já durante a fase adulta e a velhice, os cálculos dentários, perdas de dentes e cáries podem causar muito desconforto e também ocasionar outros problemas ainda mais graves.
Paladar: alguns cachorros tem o paladar mais apurado e podem acabar enjoando da ração ou do alimento que você costuma dar. Se seu cachorro ficar mais um dia sem comer e a princípio não é nenhuma das razões citadas acima, você pode tentar fazer a troca de ração.
Independente da causa, não faça uma mudança radical na alimentação do pet, nem ofereça alimentos de humanos para seu cão. A intenção sempre é a melhor, porém você pode agravar ainda mais o caso. Muitos ingredientes que fazem parte da nossa dieta não devem ser consumidos por eles pois podem ocasionar desde alterações gastrointestinais até intoxicações graves, podendo até mesmo levar o animal a óbito.
A falta de apetite é considerada frequente entre os cães, contudo esteja sempre atento a outros sinais como vômito, diarreia, apatia, tremores, perda de pelos excessiva, desconforto abdominal, alterações na saúde ou no comportamento. Sempre que identificar algo diferente, leve-o ao seu médico veterinário de confiança. Lembre-se que eles não conseguem se expressar como nós e que somente profissionais podem examinar e diagnosticar o que realmente está acontecendo com o pet.
A saúde deles depende de nós!
Comentários
Postar um comentário